domingo, 14 de março de 2010

Direito de Ter Direitos part.1


A realidade contradiz o que determina a Declaração Universal dos Direitos Humanos. É isso o que vemos no depoimento de moradores de rua de Porto Alegre.

Artigo 25: Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem-estar, inclusive (...) cuidados médicos.

Depoimento: Eu estava muito mal, nenhum alimento parava em meu estômago. Até eu ser atendida, levou três dias. Fui menosprezada pelos médicos por ser moradora de rua. No Grupo Hospitalar conceição, me deixaram por último. As enfermeiras não me ouviam, e nenhuma delas me ajudou. Não resolveram meu problema, porque o médico disse que não precissava baixar hospital.

No Vila Nova eu fiquei por oito dias, o que me aliviou um pouco. O problema é que eles não têm remédio pra distribuir. O SUS está esquecido, ao menos para os moradores de rua. (...) às vezes, tu precisa fazer o 'teste' do remédio. Se um remédio não dá certo, tem que voltar ao posto de saúde e pegar outro diferente. A gente fica de cobaia da própria doença.

Realidade: Os problemas do direito à saúde podem ser resumidos assim: primeiro, há dificuldade de acesso. Os postos de saúde não atendem pessoas sujas e mal-vestidas. Acham que não são cidadãos, que cidadão é só aqule que anda em shopping. Segundo, falta infraestrutura para dar continuidade ao tratamento.

Artigo 6: Toda pessoa tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecimento como pessoa perante a lei.

Realidade: As pessoas não querem ver o morador de rua. Preferem esconder, para não admitir uma parcela de culpa. Esse direto engloba o direito à visibilidade. As pessoas gostariam de não ver e não se sintir parte disso. O morador de rua mostra, com sua presença, que algo deve ser feito. E isso incomoda. As pessoas te correm por que não querem te ver parado.

Artigo 17: Toda pessoa tem direito à propriedade, só ou em sociedade com outros; ninguém será arbitrariamente privado de sua propriedade.

Realidade: A guarda Municipal de vez em quando leva nossos documentos e colchões, e isso é um abuso de autoridade. As coisas levadas ficam em depósitos. Eles levam tudo, até remédios, dinheiro e pertences pessoais.

Depoimento: Uma vez estávamos dormindo lá na sopa, bem cedo, quando chegou a Guarda Municipal, acompanhada pela SMAM - Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Eles foram acordando, agredindo, jogando água. Pediram pra levantar e deixar tudo nossas coisas ali. Não era pra levar nad, porque eles iam 'limpar'. Levaram tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário