quinta-feira, 8 de julho de 2010

O Medo


"O Grito", pintura de Edvard Munch.

[Medo; apreenção do espírito; receio; temor] O MEDO. Todo mundo o tem... Todo mundo já o enfrentou... O medo é fascinante... O medo é estimulante.

Quem nunca teve medo do escuro quando era criança... Ou olhou em baixo da cama para ver se não havia um monstro ou algo mais aterrador... Quem nunca fechou os olhos (ou os ouvidos) em um filme de terror.

Acontece que existem medos pessoais. Coisas que apavoram muito mais a nós do que a outras pessoas. Tenho um amigo, por exemplo, que tem medo de alienígenas. Outro que tinha medo de musgo. E ouro ainda que tem medo de laxantes de atração previsível (?).

É difícil falar (ou escrever) de nosso medos, isto revela nossas fraquezas, mas mesmo assim vou revelar meus medos. Claro que não preciso escrever sobre os medos óbvios. Há situações que o medo é inerente, como por exemplo, quando há um leão, urso ou qualquer animal de grande porte (não havendo nenhuma grade entre você e ele) perigoso (e faminto) em sua frente, a condição é o medo.

Meu medo irracional são rãs, sapos e afins (por favor, sem malícia). Até onde eu sei, estes animais não representam nenhum perigo, mas meu inconsciente não acha isso. Para ele, rãs são monstros devoradores de cérebros, que ficam ali parados esperando o momento para agir e pular em nossa cabeça. Acho que tenho medo por serem pegajosos, grotescos, asquerosos (...) E não é simples nojo, é medo.

Outro medo, talvez mais irracional ainda (ou não) são zumbis... Eu sei, eu sei leitor. Zumbis não existem. Mas isso não significa que não posso ter medo. As pessoas temem a Deus sem o ver, por que eu não posso ter medo de zumbis, sendo que eu os via em Resident Evil do PlayStadium.

A ainda o medo de ornitorrincos (?) e do Marlyn Manson. O primeiro por representar um bicho que nunca vi pessoalmente (apenas em fotos), mas sei que existe, e é super estranho. Um ser que seria difícil de acreditar que existe se só falassem-me de sua existencia (as pessoas mentem muito). Será que as pessoas acreditavam em ornitorrincos antes de existir fotografia? (por favor, sem aquela piadinha: "Acho que não, eles mentem muito."). Bem, eu tenho medo de ornitorrincos. Pronto.

O medo do Marlyn Manson é mais ou menos igual ao de ornitorrincos. Nunca vi pessoalmente (apenas em fotos), mas sei que existe, e é super estranho (que preconceito meu! O que é normal?). Um ser que seria difícil de acreditar que existe se só falassem-me de sua existência. Mas diferente do que ocorre com ornitorrincos, eu não tenho medo da figura Marlyn Manson, mas sim de seus vídeos clipes, de suas músicas, e de tudo que permeia a sua figura (menos da Dita Von Teese).

Acho que é bom sentir medo às vezes, gosto dos clipes do Marlyn Manson, e também gosto de Resident Evil. Agora ornitorricos. Nem pensar!

E você leitor. Qual é o seu medo?

Um comentário:

  1. Muito legal seu blog, vou passar mais vezes agora.....

    dá uma passada no meu
    http://otaviomsilva.blogspot.com/
    e/ou nesse q participo
    http://mundo-leitor.blogspot.com/

    Forte abraço.

    ResponderExcluir