quinta-feira, 22 de outubro de 2009

As Ciências Sociais e a Formação Crítica - Parte 2

Paulo Freire, autor do livro "Pedagogia da Autonomia".

É função das ciências sociais também o de ensinar o caminho das pedras, ou seja, dar subsídios na busca de informações. A mídia interativa (Internet) é um importante meio nesta busca, pois ela proporciona certa autonomia ao individuo, diferentemente de outras mídias passionais como a televisão e o rádio. Assim, a função do educador em ciências sociais é levantar o diálogo com relação às informações que a mídia apresenta, e auxiliar na busca de informações pertinentes.
A formação de indivíduos críticos deve ser a base do fundamento das ciências sociais. A constituição de sujeitos autónomos, que construam seus próprios conceitos e argumentos em defesa dos mesmos. Esta formação só é possível através da problematização do conteúdo por parte do educador. Os conceitos construídos através da reflexão das problemáticas criadas devem ser socializados e sistematizados, contribuindo desta forma para uma visão critica e qualificada da sociedade.
A ciência social, para atingir esta função crítica capaz de fazer uma análise da realidade, precisa incentivar a pesquisa, habilidade necessária para qualquer aquisição de conhecimento. Somente a pesquisa, a observação dos fatos, o confronto de informações fará que o discente chegue a uma visão consciente da sociedade.
A formação crítica não pode ser feita a distância de uma formação ética. O profissional em educação precisa assumir valores éticos como elementos imprescindíveis na constituição dos sujeitos. A ética a que me refiro, não é a da obediência aos interesses das classes opressoras, mas a ética universal, a humanista, que condena a hipocrisia, o cinismo e o preconceito.

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