domingo, 27 de dezembro de 2009

"Um Gato de Andaluz"

"Um Cão de Andaluz" de 1928 - O corte do globo ocular.

Uma Navalha cortando um globo ocular. Esta cena do filme do diretor Luís Buñuel, Um Cão de Andaluz de 1928, é sem duvida uma das mais impactantes imagens do cinema. O que representaria? Tentativa de chocar a plateia ou uma visão de submissão da mulher ao homem, sendo que não a nenhuma reação da mulher que tem seu olho vazado. Outras cenas mostram o mundo concebido pelos roteiristas Buñuel e Salvador Dali; imagens impactantes e surreais (uma cavalo morto em um piano, formigas saindo da mão de alguém...), emborra o filme siga uma narrativa clássica, apresentando ligações entre estas cenas com certa lógica.

Mas o que quero contar amigo leitor é uma cena que vi estes dias, talvez não tão impactante quanto uma navalha cortando um globo ocular, mas foi uma cena real, não vista em um quadrado mágico que apresenta imagens. Estava eu a ler um livro sentado confortavelmente em uma cadeira, quando um dos inúmeros gatos que tenho atacou o outro. A garra perfurou o olho do outro gato, e uma poça vermelha se formou em minha frente. Fui socorrer o gato. O coitado tremia. Felizmente ele se recuperou rápido. Mas a imagem daquele olho jorrando sangue, posso disser que foi incrível.

Percebo como a mente humana é cruel. Aposto que se disse-se a você amigo leitor, que enforcaram alguém na praça, e que seu corpo ainda esta pendurado em uma árvore, você primeiramente teria um sentimento de espanto, depois de repulsa a quem praticou o ato, e logo de curiosidade de ir ver.

Cenas de cinema, como a de o Cão de Andaluz são sim impactantes, mas se tornaram comum no cinema de hoje, e desta forma já não chocam tanto. Histórias de reportagens são impactantes por serem reais, mas na maioria das vezes não apresentam as imagens que a nossa mente capta como repulsivas, e mesmo assim, são historias distantes. Talvez por isso que a imagem de um olho de um gato jorrando sangue na minha frente, e este tremendo no meu colo, foi mais chocante que a queda de uma menina de um prédio ou de um globo ocular sendo cortado por uma lamina.

P. S: O gato passa tão bem que vou até aplicar a lei de Murphy a ele colocando um pão com mandeiga em suas costas e joga-lo para cima para ver se ele sai voando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário