domingo, 6 de dezembro de 2009

Groucho Marxismo

Quem seria o maior gênio da comédia no cinema? Na década de 20 e 30, dois nomes dividiam este titulo: Charles Chaplin e Buster Keaton. Os personagens dos dois atores e diretores, dependiam de sua pandemia muda. O humor de seus filmes basicamente se fazia através das chamadas gags, cenas onde o humor é feito através de corridas, quedas e fugas, onde as falas ou são inexistentes ou ficam em segundo plano. Embora os dois tenham feitos filmes falados, e ate terem contracenando juntos em "Luzes da Ribalta" de 1952, suas obras-primas são mudas. Keaton com seu "A General" de 1927 e Chaplin com "Tempos Modernos de 1936" (embora este não seja inteiramente mudo). Ou seja, seus personagens perderam muito com a novidade do cinema falado.

Desde a década de 70, outro ator e diretor merece destaque como gênio da comédia: Woody Allen. Ao contrario de Chaplin e Keaton, Allen não utiliza gags em seu humor, mas longos diálogos analíticos. Muitos de seus filmes falam sobre neuroses comportamentais do dia-a-dia. Um de seus últimos filme "Vicky, Cristina e Barcelona" de 2008 teve boa aceitação pela crítica, mas nada que se compare com seus melhores filmes como "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" de 1977 (o titulo original é Annie Hall), "Manhattan" de 1979, "Rosa Púrpura do Cairo" de 1985 ou "Crimes e Pecados" de 1989.

Talvez os três mereçam um texto em separado aqui na casa laranja, mas quero discorrer sobre outro ator de comédia: Groucho Marx.

Groucho Marx foi um comediante americano da década de 20 e 30, e é considerado como um dos grandes mestres do humor. Junto com seus irmãos (Harpo, Chico e Zeppo) formava o grupo "Marx Brothers", fazendo comédias teatrais na Broadway, satirizando instituições e a hipocrisia humana, através de musicas e frases marcantes. Os espetáculos dos Irmãos Marx se tornaram populares quando Hollyhood fez a mudança do cinema mudo para o cinema falado. O grupo assinou então um contrato com a Paramont e mais tarde com a MGM, realizando cerca de 20 filmes. Entre as obras-primas estão "Diabo a Quatro" (Duck Soup) de 1933 e "Uma noite na ópera" de 1935.

O nosso gênio do humor tem algumas características típicas, um andar desinibido, estar sempre com um charuto, e bigodes e sobrancelhas notavelmente pintadas, e é claro as suas frases geniais:

"O segredo do sucesso é a honestidade. Se você conseguir evitá-la está feito!"

"Inteligência militar é uma contradição em termos."

"O casamento é a principal causa do divórcio."


"Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas, custam tanto!"


"Para mim, a televisão é muito instrutiva. Quando alguém a liga, corro à estante e pego um bom livro."


"Nunca me esqueço de um rosto, mas, no seu caso, vou abrir uma exceção."


"Eu não freqüento clubes que me aceitem como sócio."


"Eu pretendo viver para sempre, ou morrer tentando."


"A grande maioria das mulheres não aprecia variações promiscuas, ou tive muita pouca sorte."


"Um gato preto cruzando seu caminho significa que ele está indo a algum lugar."


"Todo mundo precisa crer em algo. Creio que vou tomar outra cerveja."


"Atrás de todo homem bem sucedido, existe um mulher. E, atrás desta, a mulher dele."


"Do Momento em que peguei seu livro até o que larguei, eu não consegui parar de rir. Um dia pretendo lê-lo."


"Por que eu deveria me preocupar com a posteridade? O que ela já fez por mim?"

"Justiça militar está para justiça, assim como música militar está para música."

"Estes são meus princípios. Se você não gosta deles, tenho outros!"


Groucho Marx

2 comentários:

  1. Cara, muito bom seu blog também. Interessantíssimo, com alguns personagens novos para mim. A História bem contada.
    Me tornarei um seguidor ativo! :D

    ResponderExcluir
  2. groucho marx é fera mesmo! tenho assistido alguns filmes deles ...são bem massa! não fica pedra sobre pedra!! detonam com tudo!
    tem uma outra frase atribuida ao groucho..é mais ou menos assim: "eu bebo para tornar as outras pessoas interessantes"..boa hein!

    ResponderExcluir