domingo, 22 de novembro de 2009

As Ciências Sociais e a Formação Crítica - Conclusão

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo."
Carlos Drummont de Andrade

Os Projetos políticos-pedagogicos das escolas expressam a importância, na prática pedagógica, desta formação crítica, Ética, política e cultural, sendo assim, a ciência social se torna imprescindivel na escola, por dar subsídios a esta formação. Mas ao mesmo tempo em que a ciência social configura esta fundamentação na escola, percebe-se que a cultura escolar não concebe toda a importância à mesma. Componentes como a história e geografia, que fazem parte da área das ciências sociais, têm geralmente carga horária menor que componentes de cunho mais técnico, como matemática ou física. A escola estimula muito mais a qualificação técnica, e as ciências sócias assumem, muitas vezes, o papel de curso preparatório para vestibular.
Embasado em todas estas afirmações, conclui-se que a ciências sociais têm papel fundamental na prática pedagógica, no conhecimento cultural, na formação da ética, da cidadania e da crítica social.

REFERÊNCIAS:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).
MARQUES, Mario Osorio. Botar a boca no mundo: cidadania, política e ética. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999 (Coleção Ciências Sociais).
CORTELLA, Mario Sergio. A Escola e o Conhecimento: Fundamentos epistemológicos e políticos. 3. ed. São Paulo: Ed. Cortez: Instituto Paulo Freira, 2000. (Coleção Prospectiva; 5).
Ducumentos consultados na escola (Regimento Interno, Projeto Político Pedagogico, Plano de Estudos).

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