domingo, 29 de novembro de 2009

Nem Forca, Nem Faca...

Vladímir Maiakóvski

Maiakóvki, poeta, e exatamente por isso interessante. Um dos principais integrantes do movimento futurista russo, Maiakoski foi fortemente influenciado pelo movimento socialista de seu país. As suas obras se caracterizam por apresentar verbetes populares e uma poesia de dimensão critica-social. Mas não esta a dimensão de Maiakovski a qual quero comentar. Para vocês entenderem caro leitor, nosso poeta era também um boêmio.

"Melhor
morrer de vodka
do que de tédio!
"

Estes simples versos do poema "A Sierguéi Iessiênin" mostram a genialidade de Maiakovski. Seu principal seguidor neste ponto foi Bonham (baterista do Led Zeppelin), que encontrou a morte sufocado no próprio vomito após beber 40 doses de vodka. Dizem que Hendrix também encontrou a morte assim após beber vinho, mas esta é um outra estória...

"A Sierguéi Iessiênin",
poema de Maikóvski foi a resposta do poeta e um amigo, também poeta. Cabe conhecer aqui a história de morte de Sierguéi Iessiênin. Destruído pela bebida, pela depressão que o atormentava e sofrendo com alucinações após uma semana internado em um hospício, Iessiênin cometeu suicídio em 1925. Antes disto, escreveu um poema para seu amigo Maiakovsi:

"Até logo, até logo, companheiro,
Guardo-te no meu peito e te asseguro:
O nosso afastamento passageiro
É sinal de um encontro no futuro.
Adeus, amigo, sem mãos nem palavras.
Não faças um sobrolho pensativo.
Se morrer, nesta vida, não é novo,
Tampouco há novidade em estar vivo."

Cinco anos após Iessiênin escrever estes versos, Maiakóvki sucumbe a melancolia e também comete suicídio. Tenho certeza que os dois poetas estão hoje no céu tomando uma vodka (juntos com Bonham). A melancolia leva as pessoas ao suicídio. Com certeza o tédio é o pior inimigo humano. Por isso, nem forca, nem faca, tiro ou veneno... a melhor forma é a vodka! Satisfação e relaxamento garantidos antes do fim.

Um comentário:

  1. baita artigo giovano!
    mato a pau...é isso aí!
    dá-lhe maiakóvski e de-lhe vodka!

    ResponderExcluir