domingo, 1 de novembro de 2009

"Teoria do Gato Flutuante"


Teoria é um conhecimento especulativo, uma hipótese. Os indivíduos e grupos produzem suas verdades. A comprovação cientifica de uma teoria é apenas mais uma visão sobre o objeto em questão. A ciência, se torna em muitos casos mais dogmática que a religião. A verdade cientifica não é nada mais que uma verdade de um determinado grupo, uma ideia, uma teoria. Eu particularmente sou um cético. Tenho minhas próprias incertezas, você amigo leitor, pode ter suas certezas, verdades eternas, sejam elas cientificas ou espirituais. Posso não concordar com você, mas respeito seu ponto de vista. Não me peça para acreditar porque sua teoria tem valor cientifico ou simplesmente porque você acha que é uma verdade. Teorias são simplesmente teorias.

Uma teoria que não consigo compreender é a teoria da relatividade especial de Einstein, esta comprovada pelo o mundo da ciência. Segundo a teoria, ao viajar em uma velocidade próxima a da luz, haveria uma dilatação temporal, ou seja, o tempo passaria de forma diferente para o objeto em viagem em relação a um objeto externo (para o segundo o tempo iria passar mais lentamente). Não sei como Einstein chegou a esta teoria, mas para mim parece uma ideia absurda (assim como tantas outras), um chute do gênio. Um momento de delírio após uma vodka.

Outra ideia interessante é a teoria do caos, usada para explicar sistemas complexos, dinâmicos e inexplicáveis. Sistemas que por uma série de fatores são instáveis. Onde qualquer pequena alteração, pode provocar grandes mudanças: "O bater das asas de uma borboleta num extremo do globo terrestre , pode provocar uma tormenta no outro extremo no intervalo de tempo de semanas." A ideia de explicar o caos também me parece absurda. Mesmo assim, estas duas teorias: a da relatividade e a do caos me fascinam. Muito mais pela suas possibilidades de criação de ideias ficcionais e poéticas do que como ideia cientifica.

Agora vamos para onde eu queria chegar. "A teoria do gato flutuante".

Como vocês todos sabem amigo leitor, os gatos caem sempre de pé. A transmissão das mensagens nervosas entre os ouvidos, os olhos, os músculos e as articulações do gato ocorre muito rapidamente, permitindo que estes tenham um apurado senso de equilíbrio.

A lei de Murphy, é um dos princípios que fundamenta as leis do universo. Segundo ela: "Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível. E se algo pode dar certo, tem grandes chances de dar errado." Estes princípios, caro leitor, tenho certeza que vocês já o confirmaram de forma pratica, se não o confirmaram, tenham certeza que o confirmaram em breve. Para você entender melhor a lei de Murphy, leia alguns pontos teóricos em: http://desciclo.pedia.ws/wiki/Lei_de_Murphy
Para entender a teoria do gato flutuante, um ponto teórico merece ser destacado: "O pão sempre cairá com o lado da manteiga virado para baixo."

A teoria do gato flutuante consiste em um confronto entre as duas ideias acima: O que acontece se eu amarrar um pão com manteiga nas costas de um gato? A biologia diz que os gatos sempre caiem de pé. Segundo a lei de Murphy, o pão cai sempre com a manteiga virada para baixo. Haveria um equilíbrio de força, ou seja, o gato sairia voando. A teoria nunca foi confirmada cientificamente, mas devemos admitir que possui uma base teórica bem fundamentada, sendo mais fácil de acreditar do que uma dilatação temporal ou de uma teoria que busca explicar o inexplicável.


Manuscrito Original da "Teoria do Gato Flutuante".


4 comentários:

  1. Eu é que não vou passar margarina nos meus gatos... hehehehehe

    ResponderExcluir
  2. Sou totalmente a favor de se testar essa teoria! E como é uma teoria, precisa-se testar com gatos normais e gatos loucos, senão não existirão provas consistentes!

    PS.: Em que aula você chegou a essa teoria? hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. bom texto Giovano!
    massa o blog!
    tenta fazer um texto relacionando a morte do batertista do led zeppelin (tomando 40 doses de vodka) com aquela frase do maiakoviski sobre vodka!
    abraço

    ResponderExcluir
  4. unico texto q eu entendi mais ou menos.. mas ta massa o Blog...

    ResponderExcluir